Os reais impactos do aumento do IOF para os profissionais da saúde
Alguns setores e profissionais serão mais afetados que outras. Leia a matéria para saber mais.
O aumento do IOF tem sido um dos temas mais comentados no Brasil. Os debates, que envolvem principalmente políticos e profissionais do mundo financeiro, esquentam o cenário econômico com opiniões que raramente convergem. Embora os profissionais da área da saúde talvez ainda não saibam, eles poderão ser muito afetados com o aumento da taxa.
O crédito no exterior ficará mais caro. Assim, se você possui algum financiamento em aberto para sua clínica ou comprou algum material de trabalho de uma empresa estrangeira, o custo da taxa do IOF a ser pago será o dobro. Por exemplo, se por um empréstimo, financiamento ou compra, a taxa era de dez reais, agora passará a ser vinte. A alíquota do imposto, que antes era de 0,0041% ao dia, passará a ser de 0,0082% sobre as transações de compras feitas no exterior.
Diante disso, os profissionais da saúde precisarão usar e abusar da estratégia e do planejamento para driblar o aumento de custos que impactam diretamente o seu trabalho. É importante ressaltar que não apenas as operações de compras e financiamentos no exterior serão afetadas, mas também as concessões de crédito para Microempreendedores Individuais (MEIs) e empresas do Simples Nacional.
Se você possui um CNPJ que se encaixa em algum desses parâmetros, fique atento(a) às mudanças. Planeje suas necessidades com profissionais e empresas que possam fornecer as melhores informações sobre o tema. Bancos e instituições financeiras não são as opções mais confiáveis, já que eles não sofrerão praticamente nenhum impacto com essa mudança.
Recentemente publicamos um vídeo no nosso perfil do instagram @orcontalsaude que explica um pouco mais sobre o tema. Dá uma olhada lá!


Endereços
Rua Senador Rollemberg, 814 - São José, Aracaju - SE, 49015-120, Brasil
R. José Pinheiro, 381, Araci - BA, 48760-000, Brazil
Contatos
orcontalsaude@gmail.com
+55 79 99639-8400